A Preexistência de Cristo
"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus". A linha de abertura do Evangelho de joão é um dos versículos mais famosos, e ao mesmo tempo, mais difíceis de toda a Bíblia. Seu significado tem sido ponderado e debatido pelos teólogos desde o nascimento do cristianismo, e entendê-lo corretamente permanece num dos maiores desafios à nossa fé. Quem ou o que é a Palavra (O Lógos - em grego)? E o que significa dizer "a Palavra estava com Deus"? E mais ainda:"Era Deus simultaneamente"?
Vejam, o próprio João, autor deste texto, inspirado pelo Santo Espírito, creio e por isso afirmo diga-se de passagem, não nutria dúvidas da Palavra com Jesus Cristo nosso Senhor. Poucas linhas adiante ele adiciona: "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós", esclarecendo que algo ou alguém divino tornara-se um ser humano. Entretanto, essa Palavra, "era uma pessoa" antes de humanizar-se, ou apenas uma parte de Deus, como, por exemplo, sua mente? Ou falamos, na verdade, a respeito de um plano divino, cumprido na vida de Jesus - ainda que ele mesmo não seja nada mais que um ser humano?
Essa questões são importantes, pois as respostas determinarão o que temos a dizer em seguida sobre a vida, a obra, o ministério de Jesus.
João 3:31 - Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que vem da terra pertence à terra, e fala como alguém da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.
Vamos continuar escrevendo sobre e observando o que já se pesquisou, afim de combatermos toda e qualquer heresia que tente se levantar no seio da igreja e tentando confundir e desviar do Caminho Eterno, àqueles que não tem a sua fé firmada, fundamentada Naquele que era, é e para sempre será O Senhor, muito antes da fundação do mundo, pois de eternidade a eternidade Ele é Deus.
Ótimo texto! Não esperava menos de um grande pregador como você!
ResponderExcluir