sábado, 2 de outubro de 2010

Unção e Ungidos - O que é e quem são...

Unção, Ungir: O que é?
Orlando Boyer diz que a aplicação de azeite ao corpo ou à cabeça era costume comum, conforme Dt 28:40; RT 3:3; 2 Sm 12:20; Dn 10:3; Mq 6:15.
Ungir a cabeça com óleo ou com unguento era uma prova de consideração, temos isso no Salmo 23 no versículo 5.
No Novo Testamento, temos alguns exemplos em Mateus 26:7; Lucas 7:46; João 11:2 ; João 12:3.
A unção oficial era conferida aos profetas, aos sacerdotes e aos reis (e somente um em toda a história tem esses três ofícios de fato, em sua passagem por este mundo: Nosso Senhor JESUS CRISTO).
Foi conferida, por exemplo, ao profeta Eliseu, 1 Reis 19:16, aos chamados “ungidos” 1 crônicas 16:22, salmo 105:15. Aos sacerdotes em Êxodo 40:15, Números 3:3, ao Sumo Sacerdote em Êxodo 29:29, Levítico 4:3, 16:32. Ao Rei Saul em 1 Samuel 9:16, ao Rei Davi em 1 Samuel 16:13; 2 Samuel 2:4 e 5:3; ao Rei Salomão 1 Reis 1:34-39.
Anteriormente Jacó “ungiu” uma coluna em Betel – Gênesis 31:13. A tenda da congregação e a arca do testemunho, entre outros também foram “ungidas” em Êxodo 30:26-28. “Ungiam-se” os mortos , como está registrado em Mateus 26:12, com o corpo do Senhor.

Mas e o “UNGIDO”?
É aquele sobre quem se aplicou o óleo da unção, aquele que é consagrado por Deus, conforme todos os textos citados acima, no contexto de Antigo Testamento.
Mas e no Novo Testamento? O Ungido, o Libertador, o Messias é Jesus Cristo.
O Salmista já tinha dado pistas quando escreveu: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido” – Salmo 2:2, lembrando que todas as profecias do Antigo Testamento apontam para uma única pessoa e um fato que estava por vir: A manifestação do Ungido, do Cristo. Tudo apontava para a vinda do Messias que Israel aguardava e este bem sabemos que é Jesus.
O texto clássico de Isaías 61 que Jesus confirma dizendo falar a seu respeito em Lucas 4:16-20:
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu...
Ainda citando Orlando Boyer, todos os crentes em Cristo são ungidos por DEUS.

Mas quem foi que disse isso?

O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu onde temos a segunda carta para a Igreja em Corinto, que diz: Aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. 2 Coríntios 2:1-2.
O apóstolo João também deixou registrado acerca de que somos ungidos em 1 João 2:20 - E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. E também no versículo 27: Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
São três versículos, já no Novo Testamento, explicando, dizendo que sim, que a igreja, sim todos nos que somos a igreja, somos ungidos do Senhor.
Que todos são sim, são ungidos, pois receberam o Espírito Santo, que todos são sim raça eleita, que todos são sim nação santa, e que não é somente os que estão à frente, sejam líderes, enfim, como era no Antigo Testamento que essa unção, capacitação concedida por Deus era somente para alguns, mas agora, Deus ungiu, capacitou a todos, com diferentes dons é verdade, mas todos nós somos ungidos e por isso, não devo, me contender com um pastor por ele ser ungido.
Não devo me contender com nenhum irmão, e nenhum irmão comigo, porque afinal, somos todos, pela graça de Deus, ungidos, e é isso que a Bíblia nos diz, ALELUIAS!

Mas que "Unção" é essa?
É a presença, a vida de Deus em nós, o Espírito Santo, pois todos os que creêm, que são salvos, regenerados, lavados e remidos pelo sangue de Cristo e o confessam como Senhor e Salvador, são ungidos por Deus com o Espírito Santo em suas vidas.

Resumindo: No contexto do assunto "Unção, Ungir, Ungido" no Antigo Testamento o Espírito Santo só se manifestava em algumas pessoa, como no caso de Sacerdotes como Moisés e Arão, no caso de Profetas, como foram Elias, Eliseu, Jeremias, Isaías entre outros e também em Reis como Saul e Davi.

Entre o Antigo e o Novo Testamento, nasce Jesus, e este sim, o Único que É e sempre será o maior Profeta, pois nem um outro conseguiu trazer a mensagem de Deus como Ele, o maior Sacerdote, pois o sacrifcío oferecido por ele, foi a sua própria vida e o maior Rei, pois seu reino não consiste nas coisas temporais onde a traça e a ferrugem corroem, mas o seu Reino consiste nas coisas espirituais e eternas, onde já providenciou tudo para ti, para mim, para nós e todos os que creêm.

Após a ressurreição e assunção de Jesus aos céus de volta para o Pai, Ele enviou o Espírito Santo, conforme tinha prometido aos discípulos para que fossem testemunhas tanto em Jerusalém, na Judéia,em Samaria e até nos confins da terra, e hoje essa unção, não é só para pastores, mas para todos aqueles que Nele crê!

Se você é discípulo, saiba que você é ungido, porque é assim que nos diz a Palavra do Senhor.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica – de Orlando Boyer – Editora Vida – pg.661